quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PORTFÓLIO ACADÊMICO

O portfólio é uma modalidade de avaliação que vem do campo da arte e sua utilização como recurso de avaliação baseia-se na idéia da natureza evolutiva do processo de aprendizagem, onde o acompanhamento e o registro são importantíssimos.
O portfólio oferece aos alunos e professores uma oportunidade para refletir sobre o progresso dos estudantes em sua compreensão da realidade, pois o registro constante dos avanços e das dificuldades encontradas no desenrolar das atividades proporcionará indícios, pistas, para a continuidade do trabalho, indicando o que deve ser mantido, modificado ou complementado. Isso possibilita a introdução de mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. Permite aos professores aproximar-se do trabalho dos alunos não de uma maneira pontual e isolada como acontece com provas e exames, mas, sim, no contexto do ensino e como uma atividade complexa, baseados em elementos e momentos de aprendizagem que se encontram relacionados.
Para o aluno, a realização do portfólio permite sentir a aprendizagem institucional como algo próprio, pois cada um decide que trabalhos e momentos são representativos de sua trajetória, estabelece relações entre esses exemplos, numa tentativa de dotar de coerência às atividades de ensino, com as finalidades de aprendizagem que cada um e o grupo se tenham proposto.
O professor, por sua vez, procurará observar mais atentamente alguns alunos por dia, anotando os dados que considerar mais relevantes em seu processo de aprendizagem: quer aqueles que indiquem progresso, quer os que forneçam pistas sobre as dificuldades.
Assim sendo, o portfólio pode ser definido como um continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais (pesquisa sobre os temas em questão, na internet, em livros, jornais e revistas), controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.). A essas formas de registro podem ser acrescentadas reflexões sobre a própria atividade realizada, registrando a experiência vivida (O que aprendi com essa atividade? Tive dificuldades? Quais? O que me ajudou a resolvê-las?) o que auxilia bastante o aluno a apropriar-se de seu processo de aprendizagem.
O conjunto dos registros realizados durante todo o decorrer do período avaliado propiciará a alunos e professor uma visão geral do processo de aprendizagem vivido, proporcionando evidências do conhecimento que foi sendo construído, das estratégias usadas para aprender e da disposição de quem o elabora para continuar aprendendo.
A finalidade do portfólio é a organização do registro dos trabalhos do aluno na escola durante todo o ano (nos cursos anuais) ou semestre (para os cursos semestrais). Esta forma de documentação permite ao aluno valorizar sua produção e perceber seu progresso, além de constituir-se num subsídio importante para futuras utilizações, seja estudar para concursos e cursos de pós-graduação, seja para consultar constantemente quando assumir a docência.
Ao organizar o portfólio os alunos têm oportunidades frequentes para folhear e olhar seus trabalhos podendo escrever textos breves sobre o que aprenderam ao final de um período (semana, mês, bimestre). É uma forma de tomar consciência das atividades em que estão envolvidos e dos avanços conquistados. Por outro lado, examinando-os, o docente tem oportunidade de refletir sobre quais tarefas fizeram mais sentidos e deram resultados efetivos e quais ficaram confusas e requerem maiores esclarecimentos, retomadas ou substituição.

Ao organizar um portfólio que realmente instrumentalize a ação de seu criador, é preciso que:
* Abranja aspectos relevantes do projeto desenvolvido.
* Introduza produções diversas que sejam importantes para o aluno e para a organização de sua aprendizagem.
*Revele o envolvimento do aluno com o processo de aprendizagem.
*Contenha análises pessoais do aluno sobre seus próprios trabalhos.
“Seja oferecido como um meio para os alunos avaliarem coletivamente o próprio trabalho”.
* Permita que o professor perceba o caminhar do ensino e da aprendizagem.
* Possibilite o acompanhamento da proposta, com maiores detalhes, pela comunidade escolar.
Os critérios de avaliação constituem-se naqueles que acompanham a análise e as reflexões de professores e alunos a respeito da aprendizagem revelada através do portfólio. Convém que professores e alunos façam análises avaliativas do portfólio, pois sua observação regular e atenta orienta práticas didáticas, fornecendo ao aluno a possibilidade de perceber-se mais claramente no processo além de trazer elementos que favorecem a comunicação entre professores e alunos e entre os próprios alunos.
Sem empregar registros por demais complexos, para não correr o risco de perder-se neles, é interessante que o professor tenha visão clara dos fundamentos de sua área de conhecimento, daquilo que é nuclear no projeto que desenvolve, dos critérios que norteiam seu trabalho, que serão os auxiliares, os pontos importantes de ação didática e indicadores daquilo que o professor valoriza e pretende ver desenvolvido em seus alunos.
Cada aluno poderá organizar seu material, de preferência em uma pasta de ferragens, onde anexará:
1- Os assuntos trabalhados em cada aula ou semana, bem como os textos, quando for o caso, com os seus respectivos comentários.
2- Se possível, anexar outros textos relativos ao tema, bem como notícias de jornal, revista ou Internet, além de planos de aula ou atividades que enriqueçam os estudos em questão.
3- O primeiro registro, com a (s) respectiva (s) data (s) será arquivado na pasta, com todos os anexos que cada estudante providenciar.
4- O segundo registro será anexado em seguida. Da mesma forma se agirá com os registros posteriores, de modo que, ao consultar o portfólio, o último registro se apresentará inicialmente. Desta forma, se vai construindo o documento no decorrer do curso, paulatinamente.

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